Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Fachadas

Isolamento Térmico de Fachadas com Placas de Poliestireno

Têm sido desenvolvidos diversos sistemas de isolamento térmico de fachadas pelo exterior que são de utilização corrente em diversos países europeus, quer na reabilitação de edifícios cuja envolvente v...

Isolamento Térmico,Placas de Poliestireno,CIN-K,Fachadas,isolamento fachadas,ETICS,sistema ETICS
15

Têm sido desenvolvidos diversos sistemas de isolamento térmico de fachadas pelo exterior que são de utilização corrente em diversos países europeus, quer na reabilitação de edifícios cuja envolvente vertical apresente índices de isolamento térmico insatisfatórios, infiltrações ou Aspecto degradado, quer em novas construções. Estes sistemas constituem uma óptima solução, tanto do ponto de vista energético como do ponto de vista construtivo.

O isolamento térmico pelo exterior é hoje reconhecido, de forma incontestável, como uma solução técnica de alta qualidade com enormes vantagens.

Estes sistemas especiais de revestimento para fachadas, que se aplicam no exterior dos edifícios, proporcionando um elevado isolamento térmico e acústico, resolvendo também eventuais problemas com infiltrações de água e humidades.

Se está a pensar aplicar na sua casa um sistema ETICS analise muito bem as vária opções existentes no mercado, existem variações entre estas que podem ser mais ou menos indicados para o seu caso. Como se trata de um obra de grande valor, solicite a técnicos especializados que procedam a uma avaliação rigorosa e apresentem a solução que acham mais correta. Depois, com as várias opções em mãos, decida pela opção mais adequada.

CAPPOTTO® é um sistema de Isolamento Térmico pelo exterior da Viero que oferece uma variada gama de soluções isolantes com elevada eficiência energética e diversos acabamentos decorativos resistentes e duradouros.

CIN-k é um sistema de Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior da CIN que lhe permite poupar até 30% de energia, contribuindo assim para um maior respeito pelo meio ambiente e redução da pegada ecológica.

Tincoterm é um sistema especial de revestimento para fachadas da Sotinco, que se aplica no exterior dos edifícios, proporcionando um elevado isolamento térmico e acústico, resolvendo também eventuais problemas com infiltrações de água e humidades.

Vantagens do Sistema ETICS

  1. Permitem paredes de menor espessura nas construções novas, diminuindo o peso das mesmas e consequentemente aligeirar os elementos estruturais, diminuído por isso o custo da construção.
  2. Podem ser aplicados directamente às paredes de tijolo. Sendo impermeável à agua, protege as paredes exteriores do edifício, permitindo, na construção nova, prescindir das massa de reboco, reduzindo custos.
  3. Aumentam a inércia térmica da construção, mantendo um ambiente interior mais agradável, quer de Verão quer de Inverno, poupando energia.
  4. Evitam igualmente as pontes térmicas, limitando as perdas de energia.
  5. O sistema permite reduzir os custos de energia com o aquecimento e o arrefecimento do interior dos edifícios, torna-se num sistema “amigo do ambiente”.
  6. Reduzem o risco de condensações no interior, evitando o aparecimento de manchas de fungos e bolores.
  7. Permitem ainda a alteração do aspecto exterior dos edifícios, nas obras de reabilitação.
COMPONENTES (exemplo CIN-K)
Isolamento Térmico,Placas de Poliestireno,CIN-K,Fachadas,isolamento fachadas,ETICS,sistema ETICS
  1. Suporte;
  2. Reboco;
  3. Princol Argamassa/FB/Fibrada/100;
  4. Isolante;
  5. Pregos de fixação;
  6. Princol Argamassa/FB/Fibrada/100;
  7. Rede reforçada;
  8. Princol Argamassa/FB/Fibrada/100;
  9. Primário Texturado;
  10. Revestimento espesso Carso1/Eralit.
Preparação e Aplicação
1 As paredes sobre as quais vai ser aplicado o isolamento devem estar firmes e sem sinais de degradação. No caso de paredes antigas, será conveniente a reparação de irregularidades, tratando eventuais fungos ou algas e removendo pinturas velhas não aderentes;
2

Aplicação da cola

Em seguida a ter preparado o suporte, coloca-se a argamassa-cola nas placas aplicando-a em alguns pontos pela parte interior das placas na razão de aproximadamente 3 Kg/m2, eventualmente, quando a parede for perfeitamente lisa, pode distribuir-se de maneira uniforme a cola na placa, com uma talocha inox dentada;

3

Colocação das placas de poliestireno

As placas irão ser aplicadas na parede em fiadas horizontais, batendo-as cuidadosamente contra o suporte para garantir uma boa Aderência e prestando muita atenção ao perfeito ajustamento lateral com as placas adjacentes.
Passadas 48 horas da colagem procede-se à fixação mecânica das placas com pregos plásticos à razão de 4/6 por m2. Completar esta operação, aplicando nos cantos das paredes perfis perfurados de reforço;

4

Placas de poliestireno expandido

As placas de poliestireno expandido devem ter Densidade de 20/25 kg/m3. Deverão ter espessura uniforme e ajustarem correctamente entre elas, prestando muita atenção para que os cortes de ajuste sejam precisos para evitar descontinuidades.
Os cantos das paredes, deverão ser protegidos com perfis de reforço que posteriormente serão recobertos com o reboco;

5

Reboco

Após a colocação do poliestireno, será feito o reboco da superfície utilizando a argamassa–cola. Com a primeira Demão de argamassa será colocada uma rede na fibra de vidro cujas emendas deverão sempre ser sobrepostas no mínimo de 8/10 cm. Após Secagem, aplica-se uma segunda demão de reboco para regularização usando sempre a mesma massa;

6

Acabamento

Terminada a colocação das placas e o reboco superficial, é possível, proceder à aplicação do revestimento final, tipo rugoso, aplicado com talocha.

Uma das desvantagens destes sistemas pode ser o seu maior custo; a solução parede simples mais o sistema ETICS é mais cara do que a tradicional parede dupla com isolamento, o que pode levar algumas pessoas a optarem por esta última; contudo esta decisão deve ser tomada tendo em conta que o sistema de isolamento térmico ETICS é uma solução que vai beneficiar a casa a longo prazo.

Fique a conhecer alguns deste sistemas

Este artigo foi importante para si?

Leia Também

 2 Mensagens

  1. Horacio Gomes
    Horacio Gomes
    1 Novembro, 2021 às 13:51

    Tenho uma fachada que gostaria de um estudo para colocar essas placas.
    Contacto 964051971

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      5 Novembro, 2021 às 15:42

      Olá Horácio

      Deverá contactar diretamente uma empresa que seja especialista nessa área. Em alternativa pode contactar diretamente o fornecedor/marca que eles darão o devido seguimento.

      Disponha sempre
      Carlos Santana

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT