Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005

Fachadas

Pintar Paredes Exteriores

Pintar as paredes exteriores de uma casa é a forma mais fácil e acessível de renovar e, por outro lado, reforçar a protecção contra as agressões externas, como o sol, a chuva e a erosão. Além do desgaste natural dos materiais, as anomalias que surgem nas paredes devem-se geralmente aos seguintes factores: Movimentos da estrutura; […]


pintar exteriores

Pintar Paredes Exteriores

Pintar as paredes exteriores de uma casa é a forma mais fácil e acessível de renovar e, por outro lado, reforçar a protecção contra as agressões externas, como o sol, a chuva e a erosão.

Além do desgaste natural dos materiais, as anomalias que surgem nas paredes devem-se geralmente aos seguintes factores:

  • Movimentos da estrutura;
  • Falta de manutenção;
  • Deficiências da construção;
  • Características do revestimento existente.

Para resolver os problemas que surgem nas fachadas dos edifícios, existem duas opções: reparar ou substituir.

De forma a podermos ajudar aqueles quem tenham algumas dúvidas sobre o que fazer e como fazer, decidi publicar este artigo sobre ‘pintar exteriores’.

O que aqui aconselhamos, será o mais indicado para a maioria dos casos, poderá no entanto existirem outras opções para situações especiais e/ou mais complicadas. Se tiver em mãos uma destas situações deverá aconselhar-se junto de um profissional qualificado.

Não se esqueça que a pintura deverá ser sempre alvo de uma boa avaliação pois não é um trabalho que se deseje fazer todos os anos. Uma má avaliação e/ou um mau esquema de pintura poderá ter resultados tão maus como a aplicação de uma tinta de fraca qualidade, por isso, avalie muito bem e solicite várias opiniões, só assim poderá decidir por uma solução que seja a mais indicada para o seu caso. Se ainda assim tiver dúvidas, não avança, sem ter a certeza do que vai mandar fazer.

moradia

Algumas Dicas
1

Atenção à Mãe Natureza

A fachada deve estar bem seca antes de ser pintada. A pintura de exteriores deve ser feita com uma cuidadosa calendarização. A altura do ano é uma decisão importante, para evitar a chuva e humidade. O verão é o período ideal, favorecendo também a rápida secagem.

2

Privilegie a Qualidade

A qualidade dos materiais é sempre um imperativo para a qualidade final do trabalho de pintura. Quando se fala em exteriores esse fator é ainda mais importante porque para além da pintura ser pouco frequente os exteriores estão vulneráveis às condicionantes meteorológicas e outras agressões. Para maior resistência e longevidade da pintura, escolha sempre produtos de qualidade.

3

O Primário

A regra de ouro da pintura de exteriores está na aplicação de um bom primário. A utilização de um primário uniformiza a absorção da superfície, impedindo que uma grande quantidade de tinta seja absorvida, aumentando o rendimento da tinta de acabamento. Existe uma grande variedade de primários, deve-se escolher por isso o mais indicado para cada pintura. Se não sabe qual deve utilizar, solicite a ajuda de um especialista.

4

A Tinta

Para que a sua casa permaneça nas melhores condições durante mais tempo, é necessário impedir que os elementos naturais, como a chuva, o vento e os raios UV, tenham efeitos negativos nesta. É portanto muito importante que se escolha e aplique uma tinta que seja a mais indicada para a situação que temos em mãos. De forma a ajudarmos nesta escolha, elaborámos a tabela abaixo que o pode ajudar nessa decisão.

5

A Cor

Inspire-se para escolher um tom que goste, pode encontrar aqui no site algumas ideias ou junto das empresas de tintas, estes disponibilizam catálogos de cores que o ajudarão a escolher a cor mais indicada para a sua casa. Na escolha da cor ou cores tenha alguns factores em consideração, como a orientação do edifício, o comportamento da cor consoante os diferentes efeitos da luz ao longo do dia e a envolvente arquitectónica do edifício.

TINTA PARA FACHADAS CONFORME SITUAÇÃO
Estado da Fachada Tipo de Tinta Características
Em bom estado sem grandes deteriorações

Acrílica Dura entre 3 e 8 anos de acordo com a qualidade da tinta.
Afectada ou exposta a condições meteorológicas difíceis

100% Acrílica Alta durabilidade, pode durar até 15 anos ou mais.
Paredes com fissuras

Elástica – Flexível Cobre fissuras até 0.3mm. Dura até 10 anos.
Paredes com humidades retidas

Polissiloxano Repintura de edifícios antigos em pedra rebocada onde possa existir humidade no interior.

Antes de se efetuar um trabalho de pintura, deve-se proceder a uma avaliação (saber mais) o mais correta possível dos problemas que possam existir nas paredes da habitação. Só na posse de um diagnóstico bem feito é que se pode decidir pelo melhor esquema de pintura a utilizar.

dica de profissional

DICA DE PROFISSIONAL

Num trabalho de pintura utilize, dentro do possível, produtos da mesma marca, e que sejam compatíveis entre si.

Antes de aplicar um produto é muito importante que leia a respectiva ficha técnica, e respeite as informações dadas pela marca.

Ver fichas técnicas

Leia Também

 4 Mensagens

  1. Maria da Graça Gomes Alves
    Maria da Graça Gomes Alves
    3 Maio, 2022 às 18:06

    Boa tarde,
    Para pintar parede exterior que foi pintada há 12 anos com tinta elástica, que tinta devo usar?
    Cin ou Titan?

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      3 Maio, 2022 às 23:20

      Boa tarde Maria,

      Antes demais deverá verificar o estado das paredes para ver qual a melhor solução/esquema de pintura a aplicar. Isso deve ser feito por um bom profissional de pintura.
      A marca dos produtos é realmente importante, mas o esquema que será aplicado tem que ser o mais correto, só assim poderá ficar com as paredes e a própria habitação protegida.

      A CIN tem muito boas soluções/produtos para paredes exteriores.

      Disponha sempre
      Tintas e Pintura

  2. Pedro RODRIGUEZ
    Pedro RODRIGUEZ
    12 Julho, 2019 às 10:43

    Boas. Preciso de saber que tintas usar para parede exterior usando pistolas de pintura?

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      15 Julho, 2019 às 21:42

      Olá Pedro,

      Pode usar qualquer tipo de tinta aquosa lisa ou texturada.

      Sempre ao dispor.
      Carlos Santana

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

INFORMAÇÃO SOBRE AS MENSAGENS

Se nos contactar nesta página, a nossa resposta será colocada nesta mesma página. A nossa resposta NÃO será enviada por email. Guarda esta página no seu browser, para não se esquecer de onde enviou a sua mensagem. Como alternativa pode contactar-nos por email.

Prefiro enviar um email
ADVERTISEMENT