Cores

Qual a razão porque a correspondência entre cores nas tintas é tão difícil

A conversão entre cores dos catálogos RAL, NCS e Pantone é bastante complexa. Estes sistemas de cores usam uma base de pigmentos muito...

CORRESPONDÊNCIA ENTRE CORES

Qual a razão porque a correspondência entre cores nas tintas é tão difícil

A conversão entre as cores dos catálogos universais RAL, NCS e Pantone é muito complexa. Estes sistemas de cores usam uma base de pigmentos muito diferente na formulação das suas cores, assim não é possível existir uma conversão direta entre estes sistemas.

Em teoria, usando um espectrofotómetro, podemos obter dados que convertidos em valores RGB, encontrar uma série de cores RAL, NCS ou Pantone similares entre si.

Apesar desta possibilidade, em muitos casos, a percepção está longe da cor que, teoricamente, corresponderia.

Usando este método, para cada cor RAL, podemos obtemos várias cores NCS ou Pantone similares, e vice-versa. Mas é aqui que entra o Metamerismo em jogo, diferentes observadores podem dar opiniões diferentes sobre qual a cor que tem mais semelhança com a outra. Isto é um fenómeno completamente normal. Saiba um pouco mais sobre o Metamerismo.

O único modo confiável de se encontrar duas cores semelhantes entre estes catálogos é colocar as duas cores in situ, quer dizer, no local onde vai ser usada, sob a mesma luz, e observar os dois tons num ângulo de observação correto 2-4º e um máximo de 10º.

Entre a maioria das cores destes catálogos não existe uma correspondência aceitável. Algumas das cores têm várias correspondências, embora mais ou menos idênticas, em outras cores não se encontra nenhuma correspondência.

A correspondência entre cores dos catálogos RAL, NCS e Pantone torna-se assim uma tarefa bastante complicada de ser conseguida, para não dizer mesmo impossível. Se precisar de obter uma cor com 100% de correspondência entre catálogos diferentes, a melhor opção é não perder grande tempo com essa procura, seguramente não irá conseguir encontrar.

Este problema também se aplica às cores dos catálogos das marcas de tintas. Cada marca desenvolveu o seu próprio catálogo de cores de forma a que não exista correspondência entre estes.

A alternativa é escolher uma cor original do catálogo de cores com que vai trabalhar, seja o RAL, NCS ou da marca das tintas que vai usar. Registe num local onde possa consultar com facilidade os códigos das cores que utilizou, para quando voltar a precisar adquirir essas mesmas cores. Se essas cores forem dos catálogos universais RAL ou NCS pode adquirir essas cores em qual loja de tintas. Por outro lado se o código da cor for de um catálogo de cores de uma marca de tintas, só poderá adquirir essa cor numa loja ou revendedor dessa marca.

Publicámos duas páginas onde se pode encontrar as cores mais aproximadas que existem entre os catálogos universais RAL, NCS e Pantone.

NCS – Cores Aproximadas RAL e PANTONE

RAL – Cores aproximadas NCS e Pantone

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento

Mensagens: 2

  1. José Ernesto
    José Ernesto
    12 Setembro, 2020 às 21:16

    Procurei informação sobre o Ral das cores mas pelos vistos essa informação não aparece aqui,abrem várias páginas mas nenhuma que identifique a cor com o respectivo número, ou estarei errado? obrigado pela informação

    Responder
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas