Neste artigo vamos indicar-lhe algumas regras, que podemos considerar fundamentais, para quando fizer um trabalho de pintura conseguir um resultado cinco estrelas.
Da próxima vez que fizer um trabalho de pintura, consiga obter um resultado digno de um profissional!
16 REGRAS PARA FAZER UMA PINTURA COM QUALIDADE
- Tenha cuidado com os defeitos existentes na superfície que deseja pintar. Repare-os adequadamente antes de iniciar a aplicação de um esquema de pintura.
- As superfícies pintadas de tinta brilhante reflectem muito a luz. Além disso, todas as pequenas irregularidades ou defeitos da parede ficarão visíveis. Pelo contrário, a tinta brilhante é particularmente adaptada para o exterior e para os rodapés, porque o seu poder reflector é menos incomodativo, é mais resistente e agarra menos o pó.
- Antes de pintar uma superfície com uma tinta brilhante, cubra a superfície com uma ou duas demãos de tinta mate.
- Utilizar um primário selante antes da pintura fecha os poros da parede e impede que grande quantidade de tinta seja desperdiçada, com consequente maior rendimento da tinta de acabamento.
- Pintar duas demãos finas sucessivas dão geralmente melhor resultado do que uma só demão espessa, que secará com dificuldade e deixará mais rapidamente marcas.
- Siga sempre as indicações fornecidas pelos fabricantes dos produtos que utilizar, pode ler essas informações nas fichas técnicas, que pode encontrar aqui no site, conseguirá assim um trabalho de maior qualidade.
- Escolha as tintas correctamente, conforme o que vai pintar, se não saber exactamente o que deve comprar ou como deverá efectuar algum trabalho, pergunte sempre a um técnico especializado, poderá assim poupar muito dinheiro e não comprar o que não é necessário ou o que não é mais indicado.
- Compre somente a quantidade de tinta que vai utilizar na pintura. Veja o rendimento (m2/litro/demão) do produto (tintas, vernizes, primários, etc.) que escolheu e faça o cálculo da quantidade que vai necessitar. Calcule os metros quadrados (m2) a pintar e multiplique pelo nº de demãos, depois divida pelo rendimento da tinta e saberá então a quantidade necessária para efectuar a pintura.
- Tenha em conta o poder de cobertura da tinta. Uma tinta cara, na altura da aquisição, mas cujo poder de cobertura é excelente, tornar-se-á mais económica do que uma tinta barata cujo poder de cobertura é menos bom.
- Para pintar paredes de alvenaria (reboco, tijolo, etc.), principalmente as externas, utiliza tintas acrílicas, que são mais duráveis e resistentes à chuva, sol e intempéries.
- Misture sempre a tinta antes de começar a pintar, mas também durante o trabalho.
- Elimine imediatamente as manchas de tinta com um pano húmido, excepto sobre os vidros, onde a tarefa será mais fácil depois de a tinta secar (elimina-se com a ajuda de uma espátula).
- O pó é um grande inimigo de qualquer trabalho de pintura. No interior, evite as correntes de ar e limpe o pavimento, para evitar que o pó se levante. No exterior, trabalhe em dias sem vento, porque o pó e os insectos poderão colar-se à tinta.
- As divisões que, por natureza, são sombrias ganham ao ser pintadas com uma cor clara.
- Uma divisão alta parecerá mais baixa se o tecto tiver uma cor escura. Pelo contrário, se o tecto estiver pintado com uma cor mais clara do que a das paredes, a divisão parecerá mais alta.
- Não pense que resolve o problema da humidade nas paredes com uma demão de tinta. Determine, primeiro a origem dos problemas e mande arranjar, se não quiser que a tinta volte a estalar e a/ou esfarelar, caso contrário será uma perca de tempo e dinheiro.
Tem alguma dúvida?
2 Comentários
António Virgílio
Dicas preciosas e muito objectivas. São uma excelente ajuda.
Tintas e Pintura
Obrigado pela sua palavras, é com esse sentido que nos dedicamos diariamente a este protejo.
Melhores cumprimentos,
Carlos Santana
Tintas e Pintura