Tintas

Características das Tintas de Base Aquosa

As tintas de base aquosa, também conhecidas como tintas plásticas, existem numa variedade de tipos e com diversas características. Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre a...

Tintas de Agua

Características das Tintas de Base Aquosa

As tintas de base aquosa, também conhecidas como tintas plásticas, existem numa variedade de tipos e com diversas características.

Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre as várias variáveis que compõem este tipo de tintas, os fins a que se destinam, assim como as diferenças entre estas.

Características das Tintas de Água

Componentes que Formam uma Tinta

Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em pó) que, após aplicação sob a forma de uma fina camada a um substrato se converte num filme sólido opaco. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objectos ou superfícies.

Os Pigmentos

Os pigmentos são sólidos granulares que numa tinta contribuem para a cor, tenacidade, textura, ou simplesmente para reduzir o custo da tinta (Neste caso é denominado de “Carga”). Em alternativa, algumas tintas possuem apenas corantes ou uma combinação de corante e pigmentos.

As Resinas

A resina, também conhecida por ligante ou veículo, é o componente que vai formar o filme seco.
 
A resina confere aderência, liga os pigmentos e influência fortemente propriedades da tinta, como o brilho, durabilidade, flexibilidade e tenacidade.
 
As resinas podem ser Sintéticas como as Acrílicas, Vinílicas, Poliuretanos, Poliésteres, Epóxis, Melaminas ou naturais como os óleos.

Os Solventes

O principal objectivo do solvente é ajustar as propriedades de cura e a viscosidade da tinta. É volátil e não se torna parte do filme seco da tinta. Também controla as propriedades da aplicação e afecta a estabilidades da tinta enquanto esta se encontra no estado líquido. A sua função principal é funcionar como transportador dos componentes não voláteis.
 
A água é o principal solvente das tintas de base aquosa.
 
As tintas de base solvente podem ter várias combinações de solventes como; diluentes, que podem incluir alifáticos, aromáticos, alcoóis, cetonas e éter de petróleo. Estes incluem solventes orgânicos como aguarrás, ésteres, glicol, éteres, etc.
 
Em certas aplicações as resinas sintéticas de baixo peso molecular também são usadas como diluentes.

Os Aditivos

Para além das três categorias principais de ingredientes, a tinta pode possuir uma grande variedade de aditivos para melhorar o desempenho e a qualidade da tinta.
 
Existe uma terceira categoria de ligantes à base de água, os acrílicos estirenados. O estireno é acrescentado ao ligante para aumentar a resistência à água, reduzir o brilho e os custos. Entretanto, o uso do estireno deve ser doseado, pois em quantidades elevadas favorece o aparecimento de rachas e o desbotamento da cor da tinta.

TINTAS DE ÁGUA

Tinta à Base de Água

A formação do filme nas tintas à base de água ocorre quando a tinta é aplicada e a água se evapora. Durante esse processo, as partículas de pigmento e o ligante aproximam-se. Nos últimos estágios da evaporação do líquido, a acção capilar aproxima as partículas com maior força, fazendo com que elas se fundam ao pigmento formando um filme contínuo.
 
As tintas à base de água emitem menos compostos orgânicos voláteis (COV) do que as à base de solventes. Saiba mais sobre este assunto aqui;
 
A tinta de emulsão também conserva aberturas microscópicas que permitem que “respire”, possibilitando que os vapores de humidade passem através dela. As tintas aquosas são mais tolerantes à humidade vinda de dentro da construção do que as de base de solvente, que formam um filme mais fechado, com tendência a formar bolhas se houver humidade sob a tinta, por exemplo, em aplicações sobre madeira húmida ou estuque.
 
Mas atenção as tintas de emulsão podem formar bolhas por causa da chuva e da humidade, normalmente nas seguintes situações:

  • Que tenha havido uma capacidade limitada na adesão à parede;
  • Que tenha sido aplicada numa superfície a descascar ou suja e que por essa razão tenha comprometido a adesão da tinta;
  • Que não tenha tido tempo suficiente para secar;

 
Sob estas condições, a tendência à formação de bolhas ainda será maior caso a tinta tenha altos níveis de corante, por exemplo em cores muito fortes, muito carregadas.
 
O mecanismo de formação de filme das tintas à base de água tem certas limitações. As taxas de evaporação dos componentes voláteis nas tintas precisam ser compatíveis com a taxa de evaporação da água.
 
A combinação da evaporação dos componentes voláteis da tinta e a aglutinação das partículas dos ligantes das tintas à base de água são chamadas de secagem. Como a secagem das tintas à base de água é bastante afectada quando a temperatura se aproxima de 0 °C, os fabricantes de tinta recomendam uma temperatura mínima para aplicação em torno dos 5 °C para as tintas plásticas.
 
Temperaturas elevadas, vento, baixa humidade, exposição à luz solar directa e pintura sobre superfícies muito porosas fazem com que a tinta seque rápido demais. Tais factores afectam a formação do filme e a durabilidade da pintura, pois a secagem muito rápida pode reduzir a mobilidade das partículas antes que o filme se tenha formado adequadamente.

tintas exterior

Melhores Tintas Aquosas para Exteriores

Em termos gerais os ligantes acrílicos puros têm melhor desempenho nas aplicações em exteriores.
 
Devido à sua importância descrevemos o desempenho dos ligantes acrílicos em diversas propriedades:

Adesão em condições húmidas:

  • Resistência à formação de bolhas.
  • Resistência a rachadelas e descascamento.

Maior resistência à água:

  • Resistência à formação de bolhas.
  • Resistência a mofo (bolor) e algas.
  • Resistência à acumulação de poeiras.

Resistência alcalina:

  • Menor possibilidade de queimar se aplicada sobre alvenarias ainda frescas (mal curadas).

Resistência aos UV:

  • Melhor retenção de cores.
  • Menos calcinação e menor tendência ao envelhecimento.

Como resultado dessas propriedades e benefícios, as emulsões acrílicas puras, ainda que mais caras, são frequentemente recomendadas para uso em superfícies exteriores, quando se pretende um desempenho de qualidade superior.

tintas para interior

Melhores Tintas Aquosas para Interiores

Para aplicações em interiores, os ligantes acrílicos oferecem benefícios em termos de adesão sob condições húmidas, resistência a manchas causadas por líquidos (café, molhos, vinho etc.); à aderência e a produtos de limpeza alcalinos.

Tintas Acrílicas, sim!

Os benefícios destas tintas como anteriormente explicados são procurados por todos os que pretendem uma pintura com um acabamento de alta qualidade. Deve-se usar tintas acrílicas tanto para pinturas mais exigentes (casas de banho e cozinhas), como em aplicações mais gerais nas quais a facilidade de limpeza é fundamental.

E as tintas Vinilicas?

As tintas vinílicas quando bem formuladas com alguns copolímeros de acetato de vinilo, podem resultar em tintas para pintura de paredes interiores nomeadamente, estuques sintéticos, estanhados, reboco, betão, tijolo, pedra e outros. Aconselhe-se junto de um profissional.

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

3 comentários

    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      29 Agosto, 2020 at 19:07

      Boa tarde Jorge

      Este parece ser um produto muito especifico com várias finalidades. em Portugal não conhecemos nenhum produto com as mesmas caracteristicas.

      Disponha sempre.
      Tintas e Pintura

      Reply
      • Jorge Coelho
        Jorge Coelho
        31 Agosto, 2020 at 00:27

        Muito obrigado pela disponibilidade em responder.
        Cumprimentos

        Reply
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!