Tintas do Mundo – Sherwin Wiliams
O que pode haver em comum entre símbolos importantes como a Casa Branca, a Estátua da Liberdade, a Ponte Golden Gate e os foguetões espaciais da NASA? Claro, Sh...
O que pode haver em comum entre símbolos importantes como a Casa Branca, a Estátua da Liberdade, a Ponte Golden Gate e os foguetões espaciais da NASA? Claro, Sherwin Wiliams!
SHERWIN WILLIAMS
Para além de serem símbolos Americanos existe uma possibilidade muito grande de todos já terem sido pintados com as tintas SHERWIN-WILLIAMS, marca que dispõe no mercado das melhores opções em revestimento e protecção, com tintas para as mais diversas finalidades.
A história
Tudo começou em 1866, quando o jovem Henry Sherwin, aventurou-se a montar um pequeno negócio de revenda de tintas chamado Truman Dunham & Co. na cidade de Cleveland em Ohio.
Era o início de uma empresa que mais tarde se tornaria a maior indústria de tintas do mundo, e que hoje está presente em todos os quadrantes do planeta.
Com grande visão empreendedora ele confiou no futuro potencial da empresa, mas o seu primeiro sócio, Truman Dunhan, não o acompanhou e retirou-se do negócio três anos depois.
Dois novos sócios entraram no seu lugar, mas somente um deles permaneceu na actividade – Edwar Porter Williams. A nova parceria, iniciada em 1870, levou o nome comercial de Sherwin-Williams & Co.
Três anos depois, época em que a concorrência se dedicava ao comércio de óleo de linhaça, os sócios aprofundaram estudos sobre o mercado norte-americano de tintas, com a nítida intenção de fabricá-las.
A empresa progrediu, e em 1873, instalou a sua primeira unidade de produção. No ano de 1875 foi produzida a primeira tinta pronta para uso (ready-mix).
No ano seguinte foi patenteada a linha de produção com injectoras de 21 polegadas, oferecendo altíssima qualidade na produção de pigmentos com extraordinária precisão e uniformidade; e em 1875 iniciou a produção de tintas em latas.
A partir de 1880 deu um grande salto em direcção ao desenvolvimento. Naquele ano lançou no mercado a tinta SWP – Sherwin-Williams Paint, que era comercializada com garantia e estava pronta para o uso, esta transformou-se num grande sucesso de vendas.
A partir daí o negócio nunca mais parou de se expandir.
Em 1892 a empresa concretizou uma importante conexão com o Canadá, estabelecendo um escritório de representações com Walter H. Cottingham, um produtor de tintas local, e três anos depois com a construção de sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos.
No virar do século a empresa já era grande e em pouco tempo passou a dominar o mercado de tintas dos Estados Unidos e Canadá, sempre investindo em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos. No ano de 1910 a empresa tornou-se a maior produtora de tintas e vernizes do mundo.
Entre 1911 e 1914 abriu suas primeiras lojas em diversas cidades americanas, divulgando o seu nome por todo o país. Somente em 1929, inaugura a sua primeira loja na América Latina, localizada no México.
Em 1930 incorporou uma das mais antigas industrias de tintas do mundo, a John Lucas & Co, da Filadélfia, e o passo seguinte foi à expansão de suas actividades industriais para a América e daí para o mundo: ainda nesse ano inaugura uma loja com a sua marca no México e adquirida uma fábrica de tintas em Havana, que no futuro iria se transformar na Sherwin-Williams of Cuba.
No início da década de 40, depois de se instalar em Buenos Aires, a cidade escolhida foi São Paulo. O mercado brasileiro de tintas começou a conhecer a marca SHERWIN-WILLIAMS em maio de 1944, com a implantação da fábrica e seus modernos equipamentos, modificando todo o mercado, principalmente no que diz respeito a novos produtos e qualidade.
Em 1953 aproveitando a tendência de venda de outros produtos em conjunto com o galão de tinta, inaugurou uma fábrica em Deshler, estado de Ohio, com o objectivo de fabricar massa corrida, cal, rolos, pincéis e bandejas de tintas.
Nos anos seguintes a empresa introduziu várias novidades no mercado como o sistema de simulação de cores, propiciando ao consumidor criar a cor de sua preferência. Em 1976, a SHERWIN-WILLIAMS forma a divisão automóvel, inaugurando a sua primeira fábrica, especialmente voltada para a produção de tintas para o sector automóvel, na cidade Richmond, estado americano do Kentucky.
As décadas seguintes foram de muito crescimento, transformando a marca SHERWIN-WILLIAMS entre uma das mais conhecidas do mundo. Esse crescimento também atingiu a sua rede de lojas, que em 1992, inaugurou a unidade número 2.000.
A linha do Tempo
1877
– Lançamento das primeiras latas de tinta reaproveitáveis, impulsionando o uso doméstico do produto. A lata podia ser aberta e depois fechada novamente, permitindo assim o uso da tinta por muito mais tempo.
1878
-Lançamento da primeira mistura de tinta pronta a usar.
1898
– Lançamento dos primeiros produtos não relacionados com tinta: insecticidas e vernizes.
1925
– A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, liderada pelo cientista Dr. Nathan van Stone desenvolve o primeiro esmalte para uso doméstico denominada Roger Brushing Lacquer.
1928
– Início da produção de resina sintética para utilização na área aeronáutica.
1929
– Introdução de sua primeira linha de acabamento sintético com o nome de KEM. Nos anos seguintes mais produtos são lançados sob a marca registada: Esmaltes Secos Kem Air, Kem Railwaw Superfícies, etc.
1940
– Lançamento do primeiro guia de tintas e cores da marca.
1950
– Lançamento da SUPER KEM-TONE, primeira tinta látex da marca.
1970
– Lançamento do BEAU MONDE, compreensiva paleta de cores para ambientes internos e externos. Esta seria substituída pela paleta COLOR ANSWERS em 1988.
1981
– Lançamento da SuperPaint, primeira tinta do mercado com 10 anos de garantia
1990
– Aquisição das marcas de tintas KRYLON (aerosol) e DeSoto.
1996
– Lançamento da LowTemp 35, uma tinta desenvolvida para ser utilizada em temperaturas baixas.
2007
– Revoluciona o mercado com a introdução das embalagens plásticas de tintas.
– Inauguração do primeiro IDEA CENTER, localizado em Shaker Heights, Ohio, onde o consumidor pode mergulhar no maravilhoso mundo das cores criando a coloração de tinta que realmente quer através de um processo simplificado.
– Lançamento no Brasil da Metalatex Repelente, a primeira linha de tintas do país que repele o mosquito da dengue e outros insectos domésticos. Com tecnologia desenvolvida no Brasil, o produto utiliza em sua formulação aditivos naturais e possui baixo odor. Apesar de repelir insectos, a tinta não tem qualquer insecticida ou pesticida, além de ser à base d’água, o que garante a sua formulação ambientalmente responsável.
2008
– A Divisão Automóvel da empresa lança o sistema à base de água “AWX” (Advanced Waterborne System), desenvolvido nos laboratórios da empresa na Europa e Estados Unidos. O AWX é composto por 70 bases de cor para acabamento de veículos automóveis. As principais características do sistema são: fácil aplicação (similar à tinta base solvente); melhor reprodutibilidade de cor; rendimento, cobertura e facilidade de lixagem; simples manipulação para mistura; redução dos re-trabalhos e desperdício na aplicação e adaptável à qualquer instalação de pintura. Actualmente é possível reproduzir mais de 15 mil cores através deste sistema.
A Tecnologia
As pesquisas e desenvolvimentos da SHERWIN-WILLIAMS geram um grande número de mudanças. As instalações de pesquisa e desenvolvimento dedicam-se em manter a tecnologia entre as melhores do sector. Através de investimentos em tempo e capacitação de pessoal, a empresa oferece continuamente aos clientes, os melhores, mais duráveis e versáteis produtos.
Todos os anos a empresa investe milhões de dólares para criar produtos de qualidade superior a todos os tipos da aplicação. Os laboratórios de pesquisa de polímentos analisam os elementos mais básicos de formulação das tintas para criar produtos com a maior durabilidade, aderência e melhor desempenho geral. Já o laboratório de cores utiliza modernas técnicas, fornecendo aos clientes uma seleção de cores, garantindo a sua uniformidade cromática sob as mais diferentes condições.
O laboratório de pesquisa e processo avalia novas tecnologias em tintas decorativas e para manutenção industrial, antecipando-se às necessidades de uma indústria cada vez mais automatizada.
O Logotipo
Em 1884, Sherwin desenhou o logo oficial da Sherwin Williams Co., representado por um camaleão, um lagarto tropical capaz de alterar a sua cor para se esconder no ambiente em que se encontra.
Essa marca tornou-se um sucesso, expandindo a identidade corporativa da empresa. Quase uma década depois, em 1893, o novo logo da SHERWIN-WILLIAMS foi esboçado pelo Gerente de Publicidade, George W. Ford, a partir da criação da equipe de publicidade com o novo tema, “Cover the world” (cobrem o mundo). O novo logotipo seria adoptado oficialmente em 1905.
Somente em 1974 o famoso logotipo foi substituído por outro mais moderno e em sintonia com o futuro da empresa, focando as suas acções nos consumidores domésticos.
Porém, a importância e a força do icónico logotipo Cover The World trouxeram-no de volta em 1979.
O actual logotipo da marca foi introduzido em 1982, quando o famoso Cover The World se juntou ao logotipo criado em 1974, para criar uma imagem forte e ao mesmo tempo moderna.
Os Slogans
- Ask Sherwin-Williams. (2006);
- Some colors just make you feel at home. (2000);
- The standard of excellence. (1995);
- Cover the earth. (1966);
- A cor da qualidade em tintas. (Brasil);
Dados Corporativos
- Origem: Estados Unidos;
- Fundação: 1866;
- Fundador: Henry Sherwin e Edwar Porter Williams;
- Sede Mundial: Cleveland, Ohio;
- Proprietário da Marca: The Sherwin-Williams Company;
- Capital Aberto: Sim (1925);
- CEO: Christopher Connor;
- Presidente: John G. Morikis;
- Facturação: US$ 7.09 biliões (2009);
- Lucro: US$ 435.8 milhões (2009);
- Lojas: 3.354;
- Presença Global: 100 países;
- Funcionários: 29.220;
- Segmento: Material de construção;
- Principais Produtos: Tintas;
- Ícones: O logotipo Cover the World;
- Slogan: Cover the world.;
A Marca no Mundo
Hoje os produtos SHERWIN-WILLIAMS são reconhecidos e comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, a marca é mais do que um grande fabricante de tintas, sendo um dos principais distribuidores, com mais de 3.350 lojas administradas pela empresa nos 50 estados americanos. Além disso, comercializa tintas em vários canais de distribuição, como home centers, lojas, e armazéns de materiais de construção. A empresa actua nos segmentos de tintas para lojas, consumidores e divisões automóvel, industrial e naval.
Fonte: Site o Mundo das Marcas
Renato
1 Maio, 2023 às 20:48Moro em Portugal. Quero saber onde consigo adquirir produtos para efeito mármore aqui em Portugal?
Jorge Martins
15 Outubro, 2022 às 12:16Olá bom dia, queria saber se tem a massa que faz efeito mármore (EFEITOS ESPECIAIS). Aguardo atentamente a vossa resposta.
Tintas e Pintura • Autor •
19 Outubro, 2022 às 16:16Boa tarde,
A plataforma ‘Tintas e Pintura’ é um agregador de informação sobre as áreas das tintas decorativas e pintura de construção civil em Portugal. Apenas temos como missão fornecer informações sobre estas duas áreas, disponibilizamos dicas e conselhos de pintura, sistemas de cores, informação sobre marcas e produtos à venda em Portugal, profissionais de pintura, lojas e revendedores entre outras informações relevantes. Estamos sempre ao dispor para ajudar todos aqueles que nos contactam com as suas dúvidas relacionadas com estas áreas. Não representamos nenhuma marca em particular.
Para obter os preços para os produtos que deseja adquirir deverá contactar diretamente um fornecedor ou loja de tintas. Poderá encontrar os contactos de várias lojas de tintas no nosso diretório de empresas, veja aqui; https://tintasepintura.pt/onde-comprar/.
Espero ter conseguido ajudá-lo da melhor forma, contudo, se verificar que surgiu alguma nova dúvida não hesite em contactar-nos de novo, teremos todo o gosto em responder-lhe.
Com os melhores cumprimentos, disponha sempre que tiver alguma dúvida.