Madeiras

Proteger e Cuidar das Madeiras

As madeiras tiveram desde sempre um papel muito importante nas nossas vidas, e estão presentes tanto no interior como no exterior das nossas casas. A sua força, beleza e adaptabili...

Proteger e Cuidar de Madeiras

Proteger e Cuidar das Madeiras

As madeiras tiveram desde sempre um papel muito importante nas nossas vidas, e estão presentes tanto no interior como no exterior das nossas casas. A sua força, beleza e adaptabilidade torna-a o material ideal para todos os tipos de utilização num ambiente.

Proteger, Tratar e Cuidar das Madeiras

Na sua centena de variedades, estas são tão forte e versáteis como decorativas. Existem poucas construções que não contenham madeira: casas, mobílias, ferramentas, veículos, barcos, instrumentos musicais, cercas, portas, janelas, etc.

Mas a madeira é também vulnerável ao ataque da humidade, de plantas e de animais. Podridão seca e húmida, térmitas, caruncho, etc., as ameaças são diferentes em diferentes climas, mas os resultados do ataque são semelhantes.

É importante cuidar das madeiras, não apenas salientando a sua beleza natural, mas também protegendo-a e preservando-a.

Principais Inimigos da Madeira

Para suportarem as agressões, do clima, da poluição e dos insectos, as madeiras, principalmente no exterior, mas também no interior, devem ser protegidas.

A madeira tem diversos inimigos, em relação aos quais não devemos de forma nenhuma facilitar.

humidade

Humidade

Se não estiver protegida, a madeira tem tendência a absorver a humidade, correndo o risco de desenvolver bolor e fungos e pode apodrecer. É por esta razão que aconselhamos a proteger as madeiras com um produto apropriado, como por exemplo um imunizante, e acabar a protecção com um verniz ou um esmalte.

condicoes climatericas

Sol

O sol e o vento secam a madeira. Quanto aos raios ultravioletas (UV), modificam a cor desta e degradam a estrutura das fibras. Quanto mais escuro for o produto de protecção, melhor protege a madeira contra as influências atmosféricas, mas mais a madeira irá captar o calor. Quando a madeira aquece, podem aparecer tensões e, de seguida, fissuras. Por isso deverá aplicar um produto de cor médio mas suficientemente escuro para limitar os efeitos dos UV.

Humidade na Construcao

Bolores e Fungos

A madeira que fica húmida durante muito tempo está sujeita aos bolores e aos fungos, o que, com o tempo provoca o apodrecimento das mesmas. É por esta razão que é aconselhável tratar as espécies de madeira menos resistentes (faia) ou mais macias (abeto, pinho) contra os bolores. Nas madeiras de espécies mais duras (carvalho, castanho,) e nas exóticas (acajou, afzélia, cerejeira, etc.) este tratamento é mais indispensável. Use sempre um produto de protecção de madeiras exteriores que contenha um fungicida.

Capricornio

Insectos

Ao contrário do que normalmente se pensa, não deverá recear o bicho da madeira nas madeiras exteriores, porque a temperatura e o grau de humidade não proporcionam as condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Já nas madeiras interiores, as larvas dos insectos que se alimentam de madeira encontram as condições óptimas para se reproduzirem, pelo que será necessário um tratamento preventivo ou curativo com produtos apropriados.

Dicas

[icon type=”vector” icon=”momizat-icon-info2 mom_icon” size=”32″ icon_color=”#ffffff” hover_animation=”border_increase” ]

  • As grandes fissuras e os buracos na madeira são tapadas com pasta de madeira ou betume para madeira, antes da aplicação da primeira demão. Opte por uma cor semelhante à da madeira que vai envernizar ou pintar;
  • A madeira que já foi tratada e ainda está em bom estado deve, simplesmente, ser limpa e ligeiramente lixada, de modo a que a demão seguinte adira melhor. Depois de lixar, limpe a madeira com um pano seco;
  • Se o pano ficar com resíduos de tinta, é sinal de que esta última se encontra muito solta para acolher uma nova demão. Deve, por isso, ser eliminada;
  • Se a tinta antiga descama ou tem fissuras, lixe-a ou decape e pinte de novo;
  • Nas madeiras mais porosas, aplique primeiro um tapa-poros (desde que não se trate de madeiras de exterior);

Tratar a Podridão da Madeira

Deve-se localizar a causa da humidade e eliminá-la, retirar a madeira podre, bem como todo o pó, aparas, serradura, ou qualquer outro material que possa estar infectado, e reparar com madeira nova. Aplicar um Imunizador tipo Cuprinol anti-caruncho e, acabar com uma tinta de esmalte ou um verniz para madeiras.

decapar pintura movel

Decapar a Pintura

Pode acontecer que o verniz ou a tinta existente sejam muito antigas para servirem de base a uma nova camada.
Os seguintes casos ilustram as situações em que é preferível decapar a pintura antiga para se voltar a envernizar ou pintar:

  • Se a tinta fissura ou estala;
  • Se a tinta antiga está mole, ou com bolhas;
  • Se a tinta esfarela;
  • Se a acumulação de camadas de tinta torna difícil o fecho da janela ou da porta;
  • Se deseja devolver à madeira o seu aspecto original, para poder envernizá-la;

Para efectuar a decapagem proceda conforme explicamos abaixo

  • Sempre que tiver dúvidas aconselhe-se com um profissional;
  • Use um decapante químico em gel ou pistola de ar quente, dependendo do tipo de superfície, da natureza da superfície e do tipo de tinta ou verniz existente na superfície;
  • Coloque a peça na horizontal sobre dois cavaletes;
  • Faça-o ao ar livre, use luvas de borracha e uma máscara respiratória;

Caso Use Decapante em Gel

1 Aplique o decapante com um pincel largo e deixe-o actuar durante meia hora;
2 Após isso remova a tinta amolecida com uma espátula, até a estrutura original de madeira estar visível;
Dica: No caso de portas ou janelas com superfícies ornamentadas ou perfis, utilize lã de aço (no entanto, nunca o faça em madeira de carvalho);
3 Finalmente lixe toda a área com uma lixa de grão médio ou uma lixadeira eléctrica;
4 Limpe a superfície para retirar todo o pó;

Caso Use Pistola Ar Quente

1 Direccionar o jacto de ar quente na camada de tinta que se vai retirar, tomando cuidado com a superfície, uma vez que o objecto pode escurecer ou queimar;
2 Com uma espátula vá levantando e retirando a tinta;
3 Finalmente lixe toda a área com uma lixa de grão fino para que a superfície fique toda limpa e lisa;
4 Limpe a superfície para retirar todo o pó;

Tratamento Antecipado das Madeiras

Tratamento Antecipado das Madeiras

Se as madeiras forem devidamente tratadas, a sua durabilidade aumenta exponencialmente, garantindo construções mais sólidas, estáveis e duradouras.

Para executar esta tarefa basta munir-se dos utensílios adequados;

  • Lixa para madeira;
  • Pano ou esponja;
  • Trincha ou pincel;
  • Rolo de pintura de pelo curto e/ou pistola convencional;

Superfície Nova

1 Elimine todo o tipo de sujidade que exista na madeira.
2 Proceda a uma ligeira lixagem com uma lixa fina.
3 Elimine a poeira com um pincel ou escova.
4 Trate a madeira com um bom produto, como por exemplo “Bondex Tratamento”, para uma maior duração do verniz ou do lasur.
5 Aplique à trincha, rolo (para superfícies extensas) ou pistola, duas a três demãos de verniz ou lasur, (sempre no sentido dos veios da madeira) respeitando os intervalos de secagem indicados na embalagem do produto ou na ficha técnica.

Superfície já Envernizada em Bom Estado

1 Lave a superfície com água e detergente em pó. Deixar secar a madeira.
2 Lixe suavemente a superfície com uma lixa fina, para conseguir uma adequada aderência do verniz ou do protector.
3 Aplique à trincha, rolo (para superfícies extensas) ou pistola, duas a três demãos de verniz ou lasur, sempre no sentido dos veios da madeira, respeitando os intervalos de secagem indicados na embalagem do produto ou na ficha técnica.

Superfície já Envernizada em Mau Estado

1 Elimine qualquer tipo de lasur ou verniz com um decapante para madeira ou pistola de ar quente, seguindo os conselhos acima indicados.
2 Limpe a área e lixe-a com uma lixa de grão fino para conseguir um melhor acabamento e aderência, sempre no sentido dos veios da madeira.
3 Elimine a poeira com um pincel ou escova;
4 Trate a madeira com um produto tipo “Bondex Tratamento”, para uma maior duração do verniz ou do lasur;
5 Aplique à trincha, rolo (para superfícies extensas) ou pistola, duas a três demãos de verniz ou lasur, sempre no sentido dos veios da madeira, respeitando os intervalos de secagem indicados na embalagem do produto ou na ficha técnica.

Dica de Profissional

Para um tratamento eficaz das madeiras é essenciais que utilize produtos de grande qualidade, e siga sempre as instruções fornecidas que se encontram na embalagem ou na ficha técnica do produto.

Principais Diferenças Entre Produtos Aquosos e Solventes

Aquosos

  • Menor capacidade de penetrar na madeira;
  • Menos indicado para madeiras densas e pouco porosas;
  • Mais indicado para madeiras resinosas (Pinho Bravo, Pinho Manso, Riga Nova, Laricio, Pitch Pine, Pinho D`oregon), uma vez que são menos sensíveis a estas;
  • Amigos do ambiente;
  • Cheiro menos intenso;

Solventes

  • Maior capacidade de penetrar na madeira;
  • Mais indicado para madeiras densas e pouco porosas (Ipê, Kumaru);
  • Menos indicado para madeiras resinosas uma vez que são mais sensíveis a estas;
  • As madeiras exóticas contêm substâncias que, por vezes, atrasam a secagem dos vernizes de base solvente, o mesmo não acontecendo com os vernizes aquosos;

Óleo Teca

Mistura de óleos naturais para a nutrição e protecção de madeiras, reforçado com agentes e filtro ultravioleta, principalmente para madeiras exóticas. Muito utilizado para manutenção e renovação de decks de madeira exótica (teka, nyatoh, bangkirai, meranti, ipe, entre outras.).

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento

Mensagens: 22

  1. Sebastião
    Sebastião
    8 Dezembro, 2019 às 16:44

    Viva!

    Tenho portas e janelas exteriores para pintar. A pintura ou verniz actual está a estalar/escamar de modo muito irregular e várias partes estão queimadas do sol. obviamente, as partes mais expostas ao sol ou à chuva estão em pior estado.

    Assim, agradecia como devo proceder em termos de lixamento/decapação e pintura envernizamento. especificamente, quanto ao lixamento: que tipo de lixa usar e até que ponto (de ‘acabamento’) se deve levar esse lixamento, nomeadamente, uma uniformidade de cada peça?

    Obrigado
    Sebastião

    Responder
  2. Joao
    Joao
    1 Março, 2019 às 18:24

    Olá, comprei umas portas e guarnições de cor carvalho e tinha as aduelas em mogno, pintei tudo de branco, mas elas parecem um pouco “peganhentas”, disseram me para aplicar um óleo nelas antes de as colocar no sitio, isso é verdade?, se sim que óleo pois o único que encontro é óleo cedro e esse não é transparente e um pouco amadelado e as portas são brancas

    Responder
  3. Anabela
    Anabela
    21 Fevereiro, 2019 às 11:56

    Bom dia,
    Tenho um chão de madeira, já envernizado, que apresenta alguns riscos. Gostaria que me informassem se utilizar um reparador para o chão envernizado, ele vai tapar os pequenos riscos e se não perde brilho?

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      21 Fevereiro, 2019 às 18:31

      Boa tarde Anabela,

      Existem várias maneiras de resolver este problema, tudo vai depender do tipo, quantidade, largura e profundidade dos riscos. Se for apenas um ou outro pequenino risco, pode disfarçar com mais facilidade, por outro lado, se forem em quantidade o mais provável é que se note as reparações. Nestes casos poderá ter que fazer uma restauração completa.
      Veja estas possibilidades: https://pt.wikihow.com/Reparar-Arranh%C3%B5es-em-Pisos-de-Madeira
      Existem produtos restauradores com vários tipo de brilho, portanto, uma vez que o seu chão é brilhante terá que utilizar um produto brilhante. Veja aqui algum exemplos de produtos para esse fim: https://www.bona.com/pt/Casa/Produtos/Abrilhantar-Soalhos/

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  4. Lucinda Sousa
    Lucinda Sousa
    7 Setembro, 2017 às 16:48

    Boa tarde, tenho uma duvida. Tenho 2 gatas completamente tresloucadas que correm de um lado para o outro e fazem derrapagens a toda hora, gostaria de saber como posso proteger chão de madeira e de soalho flutuante?! Sei que antigamente existiam umas coisas que a minha mãe chamava de oleados, acho que eram tipo o que se usa para forrar livros mas próprio para o chão, mais grosso, resistente etc, não sei se tem outro nome, se ainda existe tal coisa ou se haverá outras soluções para o meu problema.
    Obrigada pela atenção que possam dispensar

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      11 Setembro, 2017 às 00:39

      Olá Lucinda,

      Sim, existe vários tipos de produtos do género que me fala, pode encontra em qualquer loja de bricolage (AKI, Bricomarchê, Maxmate, etc).

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  5. Nélio
    Nélio
    15 Agosto, 2017 às 19:15

    Que tipo de produto (não tóxico) posso usar numa cama de bébé…estou tentado em usar lasur,tapa-poros e depois verniz…Quais devo usar?
    Desde já obrigado.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      18 Agosto, 2017 às 20:06

      Boa tarde Nélio,

      Na realidade, e na sua maioria, as tintas, vernizes e produtos similares, mesmo as chamados aquosos possuem uma certo grau de toxicidade e podem emitir vapores voláteis durante alguns anos. Existem no entanto produtos que são produzidos com componentes naturais, não libertam qualquer substância prejudicial para as pessoas ou animais, como é o caso dos produtos Biofa, para saber mais veja aqui; http://www.biofa.pt/Perguntas.aspx.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana

      Responder
  6. Miguel
    Miguel
    26 Maio, 2017 às 12:59

    Boa tarde,

    Preciso de um produto para tratar e impermeabilizar um pouco madeira para colocar alimentos.
    Alguém sabe o que devo usar e que não seja tóxico?

    Sei que se pode usar óleo mineral como parafina líquida ou óleo vegetal como óleo de linhaça cru.
    Se alguém souber de algo agradeço a ajuda.

    Cumprimentos,
    Miguel

    Responder
  7. Bárbara Santos
    Bárbara Santos
    13 Março, 2017 às 18:20

    Boa tarde,
    Tenho um escadote de faia maciça que nunca foi tratada. Neste momento apresenta alguma sujidade, inclusive óleos, que preciso limpar. O fabricante apenas refere limpeza com pano húmido mas creio que não será suficiente, poderão recomendar alguma forma de limpeza eficaz? E após a limpeza e lixar a madeira, qual o tratamento mais adequado?
    Muito obrigada desde já.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      16 Março, 2017 às 13:06

      Olá Bárbara,

      Deverá limpar com um diluente sintético, se não sair a sujidade lixe ou decape, depois deve proceder como uma madeira nova. O tratamento posterior depende do aspeto que quer dar ao escadote, se for para pintar, aplique um primário tipo multi-superfícies e depois a tinta de esmalte, se for para manter o aspeto original, pode aplicar um verniz incolor sintético para proteger a madeira, este tipo de verniz existe em brilhante, meio-brilho e mate.
      Pode encontrar uma série de artigos sobre tratar madeiras aqui no nosso site; https://tintasepintura.pt/category/madeiras/.

      Melhores cumprimentos.

      Carlos Santana
      Administrador da Plataforma
      Tintas e Pintura

      Responder
      • Helena Rodrigues
        Helena Rodrigues
        23 Abril, 2020 às 21:45

        Boa noite. Para pintar uma escada executada com umas vigas maciças de madeira bruta devo aplicar uma sobrecapa ou um primário? ou será que são nomes diferentes para o mesmo produto 🙂
        Pretendo pintar com uma tinta de cor (própria para madeira). Para terminar devo aplicar que produto em cima da tinta depois de seca?
        Obrigada pela atenção.

        Helena

        Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      10 Março, 2017 às 19:36

      Boa tarde Francisco,

      Contate a seguinte empresa: http://pestnix.pt/

      Melhores cumprimentos.

      Carlos Santana
      Administrador da Plataforma
      Tintas e Pintura

      Responder
      • Francisco
        Francisco
        19 Março, 2017 às 05:25

        Obrigado.

        Responder
  8. Luis Gonçalves
    Luis Gonçalves
    30 Novembro, 2016 às 14:15

    Boa tarde,

    Parabéns pelo blog, pretendo utilizar um bloco feito a partir de madeira de palete, cerca de 20×20, em principio será para utilizar no interior, não sei o que será melhor utilizar para embelezar essa mesma madeira, se algum tipo de óleo, alguma veladura ou se um verniz, pretendo que se veja e perceba os veios da madeira e pretendo dar um acabamento que possa embelezar essa mesma madeira, que irá servir de base para um candeeiro.

    Obrigado.

    Luis

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      2 Dezembro, 2016 às 23:20

      Boa tarde Luis,

      Todas as soluções que refere são possíveis, a sua escolha deve depender do aspecto final que deseja que a peça venha a ter. Aqui no nosso blogue pode encontrar artigos que explicam como proceder em cada um dos casos.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  9. Cléia Neves
    Cléia Neves
    19 Maio, 2016 às 02:05

    Gostaria de um esclarecimento.
    É POSSÍVEL BOM RESULTADO SE PASSAR POLISTEN EM PARQUÊ COM POLISTEN E CERA?

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      19 Maio, 2016 às 19:52

      Olá Cléia

      Terá que se informar junto da empresa que vende esses produtos ai no Brasil.

      Tintas e Pintura

      Responder
  10. Vivian
    Vivian
    25 Fevereiro, 2016 às 22:38

    Ola por gentileza gostaria de saber se para deck d madeira ipê comercial, i. é, aquele nao do cerne do tronco e sim mais externo, de 2a linha, quais os produtos deverão ser usados para ser exposto a sol chuva, fungos e cupins. Foi feito ha alguns meses e sem nenhum tratamento e muito sol ja apresenta rachaduras em todo ele. Me disseram q é normal devido a mobilidade da madeira. Isso procede? Nao vai alterar sua estrutura? Pensei em usar stain p deck. E tenho tbem um produto chamado carbolinium q nao conheço. Muito obrigada

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      26 Fevereiro, 2016 às 15:33

      Olá Vivian,

      Muito obrigado pelo seu contacto.

      O nosso site apenas dá conselhos sobre produtos que se vendam em Portugal, como você se encontra no Brasil, aí os produtos são outros, por isso, aconselho que contacte uma empresa brasileira , como por exemplo a seguinte; http://www.sayerlack.com.br/produtos/.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana

      Responder
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas