Dicas

Betão à vista uma tendência que veio para ficar

O betão é o material mais utilizado na construção civil e também um dos materiais mais antigos, uma vez que durante o Império Romano já era utilizado um tipo de betão “Opus c...

Betão à Vista

Betão à vista uma tendência que veio para ficar

O betão é o material mais utilizado na construção civil e também um dos materiais mais antigos, uma vez que durante o Império Romano já era utilizado um tipo de betão “Opus caementicium” na construção das suas enormes e duráveis estruturas, mesmo debaixo d’água.

Na atualidade o betão é composto por uma mistura de água, cimento e agregados. Este material, que no passado recente era habitualmente revestido com algum tipo de acabamento, hoje está a ser utilizado nas construções, com uma arquitetura mais moderna, como elemento de destaque.

Devido à sua composição, este material possui uma resistência e durabilidade contra as intempéries e outros tipos de agressão.

Apesar da sua enorme resistência, quando este material fica à vista é muito importante dar-lhe uma proteção extra, para que este mantenha o seu aspeto original.

Os fabricantes de tintas e produtos similares, desenvolveram produtos que têm a finalidade de proteger e embelezar o betão, para que este não perca a sua beleza original.

A CIN é uma das empresa que comercializa um verniz apropriado para ser aplicado no betão, quer no interior como no exterior. O Betocin WB salienta a textura do suporte e ainda o protege e repele a água.

Betocin WB é um verniz aquoso acrílico para proteção e envernizamento do betão em interior e exterior, com boa resistência à intempérie. Pode também ser aplicado sobre pedras, cantarias, tijolo, telhas em betão ou cerâmicas não vitrificadas e viroc. Disponível numa paleta de 10 cores de alta resistência, uma vez que é formulado exclusivamente com corantes inorgânicos. Verniz de última geração com marcação CE. A marcação CE atesta que Betocin WB está em conformidade com os requisitos da norma, contribuindo para o aumento da proteção superficial do betão aos agentes externos, garantindo máxima proteção e alta durabilidade.

Algumas das características deste produto

  • Excelente resistência à alcalinidade;
  • Realça a textura e a beleza natural dos suportes;
  • Permeável ao vapor de água;
  • Máxima resistência à água líquida;
  • Não mancha quando em contacto com a água;
  • Boa resistência à intempérie;
  • Marcação CE, de acordo com a norma EN 1504-2.
Aplicação – Como Proceder
Suportes novos A superfície deve apresentar-se seca, isenta de gorduras, poeiras e outros contaminantes. Superfícies em betão onde se verifique a presença leitada, recomenda-se a sua remoção por lavagem a alta pressão (superior a 350 bar). Em seguida, efetuar uma lavagem com água limpa.
Suportes anteriormente envernizados No caso de repinturas, o verniz existente tem de estar perfeitamente aderente, coeso e isento de contaminações. Efetuar uma limpeza com jacto de água sob pressão, ou escovar, para remover verniz velho não aderente. Nas zonas de suporte à vista, proceder como para suportes novos. Recomenda-se ensaio prévio para avaliação de compatibilidade.

Alguma dúvida?

Já consultou a nossa base do conhecimento? Nesta página encontrará a resposta a um enorme número de questões.

Ver Base do Conhecimento
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *