Madeiras

Restaurar um Móvel – Etapa 1 – Decapar e Limpar a Madeira

Neste primeiro artigo sobre o tema, vamos ver as melhores formas de decapar e limpar as madeiras. Muitas vezes temos em casa móveis antigos de boa qualidade e/ou com grande signifi...

Restaurar um Móvel – Etapa 1 – Decapar e Limpar a Madeira

Neste primeiro artigo sobre o tema, vamos ver as melhores formas de decapar e limpar as madeiras.

Muitas vezes temos em casa móveis antigos de boa qualidade e/ou com grande significado para nós. Porque estão em mau estado, possivelmente devido ao seu longo tempo de vida, não é rara as vezes que o despejamos no contentor do lixo mais perto, outras vezes decidimos colocá-los na garagem ou arrecadação a envelhecer ainda mais.

Existe, no entanto, uma solução muito melhor para dar a esses móveis antigos; dar-lhes uma nova vida e um lugar de destaque na nossa casa. Estes móveis podem ser recuperados de forma a ficarem como novos, e no fim ter-mos uma peça linda, cheia de história e estilo a decorar o nosso lar.

É sobre esta possibilidade que vamos falar neste artigo. Vamos mostrar da forma mais simples possível como proceder para realizar essa tarefa.

Hoje em dia existem produtos à venda que facilitam o nosso trabalho em todas as suas fases, Para se conseguir um trabalho de qualidade já não é necessário recorrer a grandes mestres na arte de restauração, com um pouco de jeito, um pouco de paciência e algum tempo, pode- fazer um trabalho que nos deixe cheio de orgulho.

Lembre-se que antes de renovar uma peça, deverá arranjar um espaço livre onde irá fazer este trabalho, protegê-lo devidamente, fazer uma lista dos materiais que irá precisar, fazer o seu plano de ação, pesquisar e tirar dúvidas e só depois começar. Deve desmontar as ferragens, os bronzes ou outras peças e limpá-los à parte.

Uma restauração digna desse nome começa por uma boa decapagem. Esta operação também permite que se possa examinar o estado da madeira, e ficarmos a saber quais as operações que vão ser necessárias à sua restauração: tratamentos, preenchimentos, consolidação e acabamento.

A realização do trabalho em 4 etapas

  1. Decapar e limpar a madeira;
  2. Proteger dos parasitas;
  3. Preencher e reparar;
  4. Aplicar o acabamento.

Restaurar um Móvel – Etapa 1 – Decapar e limpar a madeira

Vamos então falar da primeira etapa, que passa por decapar o material antigo e limpar devidamente a madeira;

Antes de mais temos que identificar se o móvel está encerado ou envernizado. Para identificar qual o tipo de acabamento que o móvel tem, esfregue num canto mais escondido do móvel com um pano embebido em álcool desnaturado.

  • Se o pano ficar colorido e ficar pegajoso, o móvel está encerado.
  • Se o pano não ficar colorido e/ou apresentar apenas marcas de sujidade, está envernizado.

Dica: Também pode realizar o teste com lixa de grão fino. A cera cola-se à lixa enquanto o verniz se transforma em pó.

Para Retirar a Cera

  • Usar um removedor de cera, espécie de decapante “suave” que serve para dissolver a frio as velhas camadas de cera.
  • Agitar a embalagem antes de usar. Embeber de produto um pedaço de lã de aço n°0 ou 00, consoante a espessura/camadas de cera.
  • Esfregar na direção dos veios, até eliminação completa da cera, e deixar secar. Substituir a lã de aço quando estiver demasiado suja.

Conselho: O removedor de cera atua rapidamente. Limpa a madeira em profundidade sem a desnaturar. Usar luvas e, se for o caso, proteger as guarnições em couro, tecido, metálicas, etc…

Esfregar a madeira com lã de aço

Para eliminar o verniz ou tinta

  • Utilizar um decapante químico*.
  • Agitar a embalagem antes de usar, e abrir a embalagem com precaução.
  • Caso seja necessário, verter com muito cuidado o decapante num recipiente.
  • Aplicar o produto abundantemente com uma trincha normal e deixar atuar cerca de 20 minutos, até que o filme superficial amoleça.
  • Retirar o verniz ou tinta empolada com uma espátula, raspador, escova ou esfregão, na direção dos veios da madeira. Eliminar possíveis restos de decapante com uma bola de fios de algodão impregnada em álcool ou aguarrás.
  • Nas partes molduradas ou esculpidas, utilizar lã de aço n°0 ou 00.
  • Passar a seguir as superfícies planas com um raspador, lixa de grão fino ou lixadora elétrica para fazer desaparecer a maior parte das manchas superficiais.

* Um decapante ou removedor de tinta é um produto usado para remover camadas de tinta, verniz, protetores, esmaltes ou colas, exceto para revestimentos de dois componentes. É utilizado em superfícies verticais e horizontais e em vários tipos de suportes : madeira, metal, concreto, ladrilhos ou vidro, mas não é adequado para plásticos. O decapante é um produto bastante agressivo, pelo que, deve ter muito cuidado com o seu uso. Quando o estiver a aplicar proteja as mãos com luvas de borracha e os olhos com óculos de proteção.

Lixar a madeira com uma lixadora elétrica

Dicas e Conselhos

  • O decapante químico é particularmente agressivo, para se proteger deverá para além de luvas, usar roupas velhas e óculos para proteger os seus olhos de acidente inesperados;
  • Evitar decapar em pleno sol;
  • É recomendado arejar a divisão durante e após a aplicação, até dissipação dos vapores;
  • Se tiver grandes superfícies a decapar, use uma máscara anti-vapor;
  • Um decapante em gel (que não escorre) permite trabalhar mais eficazmente nas superfícies verticais;
  • Se o verniz não sair com facilidade, tente um método alternativo e também eficaz, a pistola de ar quente;

Pistola de ar quente pode ser uma boa opção para decapar a madeira

Para Limpar

Os raios ultravioletas escurecem a madeira encerada ou envernizada. Um clareador permite reavivá-la. Este produto incolor, pronto a usar, elimina também as manchas resistentes: enegrecimento devido à humidade, tinta, ferrugem, vinho, etc.

Conselho: Antes de comprar, ler as instruções de aplicação contidas na embalagem. As madeiras exóticas como o iroko, sipo ou o teca podem requerer um produto específico tipo “clareador de madeiras exóticas”.

  • Se ficarem cristais visíveis na superfície da madeira, enxaguar e deixar secar novamente.
  • Aplicar o clareador com a trincha e deixar atuar cerca de 10 minutos.
  • Enxaguar depois com uma esponja húmida e aguardar a secagem completa, no mínimo até ao dia seguinte.
  • Dica: Alguns fabricantes recomendam um enxaguamento com mecha de algodão embebido em diluente para verniz (normalmente sintético). Contrariamente à água, o diluente tem um bom poder desengordurante, este fator é muito importante para depois se pintar, encerar ou envernizar.
  • Quando o móvel estiver bem seco, polir as superfícies com uma lixa de grão fino e retirar o pó com um pano sem pelo. Para esta operação, a utilização de lã de aço é desaconselhada.

Lixar com lixa de grão fino

Etapa 2 – Proteger dos Parasitas

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

27 comentários

  1. elisabete
    elisabete
    27 Agosto, 2019 at 10:36

    Boa tarde
    Tenho um movel que gostaria de pintar de ROSE GOLD, com a vossa tinta TINTA ACRÍLICA DecoArt EXTREME SHEEN.
    É possivel?

    Reply
  2. Jaqueline
    Jaqueline
    30 Abril, 2018 at 11:11

    Muito bom dia, gostaria de saber para que serve realmente, a cera de abelha líquida no restauro e pintura de móveis antigos

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      1 Maio, 2018 at 18:43

      Boa tarde Jaqueline,

      A cera de abelha é um produto que proporciona uma manutenção natural e mais bonito e evita a secagem das madeiras. Pode ser utilizada num restauro ou manutenção.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  3. Silvia
    Silvia
    14 Fevereiro, 2018 at 14:48

    boa tarde,
    Gostaria de saber se é possivel transformar um móvel envernizado de tom escuro, num móvel pintado de branco. Se sim que tintas são as indicadas.

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      14 Fevereiro, 2018 at 16:56

      Olá Silvia,

      Si é possível!
      Como está envernizado terá que retirar o verniz todo até a madeira ficar como se fosse nova. Lixe a madeira utilizando uma lixa de grão médio (220), lixando sempre na direção dos veios da madeira, ou usado uma lixadora electrica.
      Quando a madeira estiver devidamente lixada, sem resíduos do verniz antigo e limpa das poeiras, pode aplicar, por exemplo o seguinte produto; “PRIMÁRIO/SUBCAPA ACRÍLICO MADEIRA 18-050 DA CIN“. Este produto tem as duas funções, primário e subcapa. Depois, para acabar pinte com uma tinta de esmalte branca aquosa. utilize produtos da mesma marca para serem compatíveis entre si e assim evitar problemas mais tarde, siga também as instruções fornecidas pela marca, como número de demãos, espaço de tempo de secagem, etc., estas informações estão disponíveis nas fichas técnicas dos produtos que pode encontrar aqui no nosso site.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  4. Hermínia Dias
    Hermínia Dias
    22 Janeiro, 2018 at 10:57

    Bom dia! Adorei o vosso site é de grande utilidade, parabéns pelo vosso trabalho. Quero alterar a cor de uma moldura de espelho para preto, penso que a moldura está encerrada. Depois da limpeza que indicaram, é possível usar viochene?
    Muito obrigada

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      22 Janeiro, 2018 at 19:17

      Olá Hermínia,

      Se a moldura estiver encerada deve retirar tudo, e só depois aplicar o viochene.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  5. JOÃO SILVA
    JOÃO SILVA
    11 Dezembro, 2017 at 09:48

    Bom dia,

    página muito interessante para todos os amantes de bricolage; boas soluções e óptimos conselhos.

    Os meus parabéns por este site

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      11 Dezembro, 2017 at 20:03

      Olá João,

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  6. Cristina Santos
    Cristina Santos
    14 Novembro, 2017 at 17:57

    Boa Tarde,

    Pretendo pintar uma cadeirinha com tinta, o assento e as costas que são platex, e cor da madeira no “chassi” que é pinho. Nesta situação, o que seria mais indicado para ficar em cor de madeira, verniz, velatura ou outro? Qual o mais indicado para contrastar com as zonas pintadas? Obrigada.

    Reply
  7. Oliveira
    Oliveira
    26 Agosto, 2017 at 11:17

    Muito interessante esta página !

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      26 Agosto, 2017 at 16:23

      Olá Alice,

      Muito obrigado.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  8. cristina Cardoso
    cristina Cardoso
    27 Janeiro, 2017 at 17:09

    Olá , pode indicar qual o melhor produto a usar para selar a madeira do “sangramento” ?? quero usar tinta de giz (a famosa chalk paint) mas sei que existe esse problema em várias madeiras , o de manchar a tinta (em madeira não envernizada) .. e não estou a conseguir encontrar o melhor selante . tenho visto em varios sites para se usar o shellac da zinsser , mas creio não se vende por cá . o que recomenda??
    Muito obrigada

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      29 Janeiro, 2017 at 18:04

      Olá Cristina,

      Muito obrigado pelo seu contato. Aconselho que vá uma loja própria, por exemplo da CIN, e lá poderão informá-la qual a melhor solução para o tipo de madeira com que está a trabalhar.
      Deixo-lhe aqui o link para saber onde pode encontrar as lojas da CIN em Portugal: https://goo.gl/d2qmcK.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  9. Sara
    Sara
    4 Janeiro, 2017 at 16:52

    Boa tarde,
    Comprei 2 mesinhas de cabeceira para restaurar. A madeira é mogno e esta é boas condições.
    Apesar de ter consultado o vosso passo a passo, estou um pouco perdida, pois quero pinta-la de branco mate, ou algo sem muito brilho, para ficar a condizer com uma cama branca do Ikea, que diz ser acrilica.
    Afinal que tinta devo utilizar para acabamento to trabalho?
    Muito onrigada

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      4 Janeiro, 2017 at 22:47

      Olá Sara,

      Se deseja pintar de branco deverá utilizar uma tinta de esmalte branco mate acrílica aquosa, depois de fazer a preparação, (lixar, tratar a madeira, caso seja necessário, aplicar uma primário multifunções ou sub-capa e depois o esmalte).

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
      • Sara
        Sara
        5 Fevereiro, 2017 at 01:35

        Muito Obrigada 🙂

        Reply
  10. Miguel
    Miguel
    18 Dezembro, 2016 at 11:14

    Bom dia,
    No tratamento de madeiras é tanta a opção que por vezes a reina a confusão. Para restaurar uma porta de madeira qual será a melhor opção, tendo em conta a degradação da pintura anterior, com aspecto envelhecido, seco e a descascar realizada, pelo que sei, com cuprinol teca ? A minha opção seria lixar tudo, aplicar algum tipo de primári e por fim o bondex adn teca…será uma boa opção?

    Reply
  11. Paula Rocha
    Paula Rocha
    29 Novembro, 2016 at 22:31

    Boa noite.
    Comprei uma mesa de cabeceira do século XIX, como tal, tem caruncho, o verniz já não existe e tem riscos na madeira provavelmente devido aos anos e ao mau cuidado.
    Eu gostava de reabilitar este móvel, mas não sei por onde começar! Só sei uma coisa. Gostava de o manter com a cor original.
    Pode dar uma ajuda nesta, com toda a certeza, difícil tarefa?
    Cumprimentos
    Paula Rocha

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      2 Dezembro, 2016 at 20:03

      Olá Paula,

      Se ler com atenção o artigo acima e seguintes, encontra lá toda a informação necessária para restaurar a sua mesa de cabeceira.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  12. Margarida
    Margarida
    19 Novembro, 2016 at 04:55

    Boa noite,
    Disseram-me que o oleo de barcos era muito bom para tirar pequenas manchas. É só aplicar e deixar secar ou?
    Obrigada

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      25 Novembro, 2016 at 16:36

      Olá Margarida

      Não aconselhamos esse tipo de aplicações, desde que não tenham sido devidamente comprovadas por uma entidade competente.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  13. Alex
    Alex
    13 Outubro, 2016 at 13:08

    Antes de mais quero dar os parabéns pelo site. ADOREI!!
    Gostaria de pedir uma ajuda. Tenho uma movel que quero pintar. Ele é envernizado brilhante. Queria pintá-lo em branco efeito laca com decoupage nas gavetinhas. É possível pintá-lo efeito laca de branca?
    Lixo primeiro, aplico primário e pinto depois?
    Que tinta efeito laca devo usar? De que marcas boas há?
    Agradeço desde já a sua ajuda. 🙂

    Reply
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!